A- A A+
 
 
 

Materiais

  MATERIAIS PARA DOWNLOAD (2022/1)

 

FONÉTICA E FONOLOGIA 

Serão apresentados no curso conceitos básicos da área. Para mais informações, confiram o cronograma no site do Apoio. As aulas acontecerão por meio de vídeos postados no YouTube. Além das vídeo-aulas, serão disponibilizados no Google Classroom exercícios semanais. Para mais informações, acesse o Cronograma.

 

GRAMÁTICA TRADICIONAL - MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

O objetivo deste curso é complementar a formação do estudante da graduação com o ensino de Gramática Tradicional, tendo em vista essa ser uma abordagem muito requisitada nos campos profissionais externos à universidade e um saber prévio cobrado do estudante desse curso. A proposta apresenta tópicos de morfologia e sintaxe da língua portuguesa à luz da Gramática Tradicional. As aulas serão publicadas nos canais do Youtube, cujos links estão localizados no Classroom. Para mais informações, acesse o cronograma do curso: Gramática Tradicional - Morfossintaxe da Língua Portuguesa.

 

O PROBLEMA NACIONAL NA LITERATURA BRASILEIRA

A proposta deste curso é oferecer uma visão abrangente sobre o desenvolvimento do problema nacional na literatura brasileira do Romantismo ao Modernismo. O curso estará centrado em três figuras a partir das quais pode-se pensar os problemas fundamentais dos momentos de desenvolvimento de nossa literatura a que se vinculam: Alencar e a visão romântica sobre o país, Machado e os dilemas da modernização do Segundo Reinado, e Mário de Andrade e a consolidação da modernidade nos primeiros decênios do século XX. Nossas aulas se concentrarão na análise dos textos básicos propostos abaixo e sua relação com os problemas fundamentais da constituição de um país moderno, na apresentação da bibliografia complementar e na comparação entre os textos analisados. A leitura prévia dos textos, embora aconselhada, não é necessária para a participação nas atividades do curso. Acesso o cronograma do curso: O problema nacional na literatura brasileira.

 

LITERATURA E SOCIEDADE: LUKÁCS, BAKHTIN, ANTONIO CANDIDO E AUERBACH

Este curso propõe apresentar abordagens hoje clássicas em nossos currículos sobre a relação entre o texto literário e a realidade social da qual surge e com a qual interage. Assim, trabalharemos três autores fundamentais para pensar esses problemas: 1) Lukács, especialmente sua teoria do realismo, como ele a desenvolveu a partir da década de 1930, chegando até suas formulações filosóficas da década de 1960; 2) Bakhtin, especialmente sua teoria do romance, cuja publicação recente em sua integralidade oferece uma nova visão sobre a obra do autor; 3) Antonio Candido, que apreendemos em dois momentos de sua obra, a saber: seu Formação da Literatura Brasileira e sua noção de redução estrutural, que guiou seus trabalhos na parte final de sua vida; e, por fim, 4) Auerbach, cujo Mímesis é um marco fundamental nos estudos literários por sua capacidade de articular teoria da história e filologia. Nossa intenção é buscar compreender, em sua complexidade, as propostas dos quatro autores, procurando perceber em cada um deles uma preocupação com problemas semelhantes, mas soluções diferentes. Nossa proposta é exatamente mostrar como existe uma gama de variedades teóricas possíveis para o tratamento da questão mesmo entre autores que assumem alguns princípios semelhantes (como a importância da relação entre literatura e realidade social, como no caso de nossos quatro teóricos). Acesse o cronograma do curso: Literatura e Sociedade: Lukács, Bakhtin, Antonio Candido e Auerbach.

 

DEBATES SOBRE O CONCEITO DE TRADIÇÃO LITERÁRIA

O presente curso propõe-se a proporcionar debates e discussões em torno do conceito de “tradição literária”. Este, de extrema relevância para a teoria literária e para a literatura comparada, dialoga com a teorização sobre a formação do cânone, sobre o conceito de influência, sobre as noções de valor e sobre os parâmetros colocados pela crítica historicamente, pontos de grande relevância do ponto de vista teórico e histórico. Para dar conta de tais debates, serão utilizados textos já canônicos que dão conta da noção de tradição, de autores como T.S. Eliot, Octavio Paz e Jorge Luis Borges, além de textos fundamentais para a compreensão das especificidades do contexto brasileiro, de autores como Silviano Santiago, Antonio Candido e Roberto Schwarz. O curso terá seu desenvolvimento passando pela leitura de textos literários, contos que constituirão o corpus de análise para proporcionar uma melhor reflexão a partir das questões colocadas pela teoria. Acesse o cronograma do curso: Debates sobre o conceito de tradição literária.

 

IRRUPÇÕES: TEMAS RECORRENTES NA POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM LÍNGUA PORTUGUESA

A poesia tem muitas formas de se apresentar, e sua leitura pode ser viabilizada por meio de chaves variadas. Esse curso se propõe a, nesse sentido, ler coletivamente poemas que se aproximam por temas que irrompem insistentemente na poesia moderna e contemporânea em língua portuguesa. Com isso, o objetivo desses encontros é o de aproximar os alunos do texto poético, propor reflexões teóricas e apresentar modos de ler a poesia.

 

OFICINA DO PENSAR: NA LITERATURA, A RESISTÊNCIA, A EXCLUSÃO, O RECONHECIMENTO

O minicurso visa estabelecer um exercício do pensar como produções acadêmicas e alguns livros literários (infantil e infanto-juvenil, preferencialmente) abordam a literatura como objeto de pesquisa e como produção da resistência, da exclusão, do reconhecimento.

 

GÊNERO DRAMÁTICO: A PRESENÇA DE TRAÇOS ESTILÍSTICOS LÍRICOS E ÉPICOS

Este minicurso pretende apresentar características fundamentais dos sentidos “líricos”, “épicos” e “dramáticos” observados em textos literários. De forma geral, cada uma dessas três acepções corresponde a um gênero dominantemente presente em uma obra (“Lírica”, “Épica” ou “Dramática”) e a traços estilísticos apresentados em variadas composições (com elementos “líricos”, “épicos” e/ou “dramáticos”). Assim, por exemplo, uma criação Lírica pode manifestar simultaneamente qualidades líricas, épicas e dramáticas. Especialmente neste minicurso, serão focalizados trabalhos pertencentes ao Gênero Dramático e, nas produções literárias escolhidas, serão identificadas presenças de recursos líricos, épicos e dramáticos.

 

 DOIS AUTORES PORTUGUESES

Este curso pretende aproximar os alunos de dois autores fundamentais da tradição portuguesa e que têm amplo impacto na tradição brasileira: Camões e Eça de Queirós. Não se trata de um curso de aprofundamento, ou mesmo de discussão das principais tendências bibliográficas sobre os dois autores, mas de uma primeira aproximação aos principais textos literários de cada um. Para que essa aproximação seja efetiva, abordar-se-á aspectos sócio históricos e culturais (portugueses e europeus) fundamentais que ajudam a compreender as tendências em que cada um dos autores se insere e como cada uma das obras se posiciona no interior desse complexo de problemas. Espera-se também oferecer uma visão o mais ampla possível dos autores: no caso de Camões, passando tanto pela lírica (o soneto e a canção) quanto pela épica (Os Lusíadas); no caso de Eça, passando pelo romance e pelo conto e apontando tanto suas tendências realistas/naturalistas quanto sua virada antirrealista a partir da década de 1890.

 

TEORIA DO CONTO

O objetivo do curso é debater algumas das mais conhecidas teorias do conto moderno. A abordagem toma como ponto de partida o estudo das formas breves a partir do século XIX e suas manifestações e desdobramentos nas obras de vários autores na contemporaneidade. Durante os encontros, os textos teóricos serão trabalhados de modo a compor o repertório crítico dos participantes quanto a identificação de estratégias narrativas, contexto de produção, aspectos constitutivos e temas dos contos indicados.

 

FUNDAMENTOS DE SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA

O minicurso de Semântica e Pragmática, um dos cursos oferecidos pelo projeto, visa reforçar os conceitos básicos da área, trabalhando alguns conteúdos abordados na disciplina do curso de Letras (Introdução à Linguística: Fundamentos de Semântica e Pragmática). Como objetivo, buscar a consolidação e assimilação dos conteúdos da disciplina Introdução à Linguística: Fundamentos de Semântica e Pragmática e esclarecimento de dúvidas. Também serão disponibilizados textos e atividades de fixação referentes ao conteúdo a ser trabalhado em cada encontro.

 

 A PROBLEMÁTICA DO AUTOR NAS ESCRITAS DE SI

Partindo do pressuposto de que as escritas de si são um objeto fundamental para compreender aspectos do “Eu” representado, o objetivo deste minicurso é refletir acerca da produção de cartas e diários e da obra de arte do artista. Os aspectos principais que serão abordados é a questão do autor, a partir do século XX, e o lugar entre público e privado estabelecido nestes textos. Também, propõe-se a tentativa de delimitar alguns limites entre os gêneros, visando pensar até que ponto se imbricam e se distinguem a biografia, ficção, autoficção e autobiografia. Além disso, será abordado as escritas de si pelo seu viés documental, trabalhando alguns pontos de produção e debate literário, sobretudo, nas cartas. Para a proposta deste minicurso tomaremos como objeto literário de análise, sobretudo, a correspondência de Clarice Lispector e Henriqueta Lisboa e diários de escritoras.

 

(FALE/UFMG)

Conceitos e Dúvidas frequentes nas disciplinas do Núcleo Comum

Dúvidas sobre a FALE

Materiais e Textos complementares

 

(2021/2)

Fonética e Fonologia

Fundamentos de Linguística Comparada

Gramática Tradicional - Morfossintaxe da Língua Portuguesa

O problema nacional da Literatura Brasileira

Pequena História da Literatura Brasileira de autoria feminina

 

(2021/1) 

Os Fins Do Texto: Pedagogia, Política E Prosa

Fundamentos de sintaxe 

Fundamentos de Pragmática 

Introdução à teoria da poesia

Introdução à literatura brasileira

Literatura Clássica: Período Clássico

 

(2020/2) 

Literatura e Sociedade: o caso de Lima Barreto

A semente, a tábua rasa, o índio de papel: Notas sobre a escola de formação literária brasileira

Literatura I - O Negro na Literatura Brasileira 

 

(2019/2) 

Estudos Linguísticos: Fonética, Fonologia e Morfologia

Estudos Linguísticos: Semântica e Sintaxe