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Formulários

Formulários Eletrônicos

  


Escolha da Habilitação | EXCLUSIVA para os CALOUROS.

Observação: A escolha de habilitação ocorrerá durante o 1º período. Você só deverá preencher o formulário quando receber o e-mail com as orientações para a escolha.

ATENÇÃO: o "semestre" que aparecerá no primeiro campo do formulário, se refere ao período no qual você estará efetivamente vinculado(a) à habilitação pleiteada. NÃO altere esse CAMPO.

Preencha SOMENTE os outros três campos: i) matrícula (ex: 2019000111), ii) CPF (somente números, ex: 00011122233), iii) email (veja observação/imagens no email enviado pelo Colegiado).

Solicitação - (o período será informado por email, a cada semestre)

Quadro de vagas


Declarações, Históricos e Certificados de Disciplina Isolada

Solicitação


Diploma

Solicitação


Dispensas

Aproveitamento de Estudos de disciplinas do 1º PERÍODO (Núcleo Comum)

Aproveitamento de Estudos (disciplinas cursadas ANTES do ingresso na Fac. de LETRAS) - 2º período em diante

Equivalência (disciplinas cursadas APÓS o ingresso na Fac. de LETRAS)

Bacharelado: indicação de G3 (a ser preenchido pelo orientador)

Dispensa de G3 (Formação Pedagógica) da Licenciatura 

Integralização de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (G4)


Exame de Comprovação de Conhecimentos - Solicitar via Sistema Acadêmico (SIGA) na aba “Meus requerimentos de ocorrências”, conforme Calendário Acadêmico da UFMG

Cancelamento da inscrição 


Formação Complementar 

Solicitação (para alunos do curso de Letras)

Solicitação (para alunos de outros cursos) - suspenso temporariamente 

Cancelamento


Intercâmbio

Afastamento 

Integralização de disciplinas cursadas 


Outros Requerimentos

Ajuste para fins de colação de grau

Alteração de dados cadastrais

Concessão de semestre

Estágio docente na Graduação

Formação Avançada

Inscrição à Colação de Grau

Inscrição à Colação de Grau - FORA DO PRAZO

Matrícula em Continuidade de Estudos (1° semestre da continuidade)

Matrícula em disciplina de graduação para alunos da Pós-Graduação (vide obs. abaixo)

Atenção: No ato do preenchimento do formulário, é necessário anexar a Autorização de matrícula em disciplina eletiva emitida pelo curso de origem do(a) aluno(a). 

Mudança de Habilitação/Modalidade/Ênfase

Mudança de Turno

Recurso contra desligamento

Regime especial

Trancamento parcial de disciplinas > Sistema SIGA > Meus requerimentos de ocorrências > Criar requerimento > Trancamento PARCIAL

Trancamento Total de Matrícula > Sistema SIGA > Meus requerimentos de ocorrências > Criar requerimento > Trancamento TOTAL


 

Formulários para impressão

 

Autorização de matrícula para disciplina eletiva da Pós-Graduação

Declaração de Frequência - a ser assinada por um(a) docente

Declaração de Realização de Prova

Participação em Defesas (Ouvinte) - Monografias, Dissertações, Teses

Participação em Palestras

Termo de desistência de bolsa (PMG/PIFD)

Monografia

Defesas realizadas e próximas defesas 

 


MATRÍCULA E AGENDAMENTO DE DEFESAS

 

A matrícula em TCC I ou II e o agendamento da defesa não passam pelo sistema acadêmico SIGA, sendo de responsabilidade do professor(a)-orientador(a) realizá-los diretamente no Sistema de Gerenciamento de Monografias do Colegiado de Graduação em Letras nos períodos especificados pela Coordenação do Curso.

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA OS BACHARELANDOS

 

  1. Monografia ou TCC são exigências do bacharelado

O bacharelado exige que o estudante escolha uma das duas modalidades de avaliação para a finalização do curso: a) monografia ou b) trabalho de conclusão de curso (TCC). A monografia é um estudo científico de um objeto, pode ter natureza teórica ou aplicada e segue estritamente as normas da ABNT. O TCC é um produto desenvolvido a partir dos ensinamentos do curso e tem natureza prática. A monografia ou TCC devem ser desenvolvidos em dois semestres, consecutivos ou não, sob a orientação de um docente, escolhido pelo aluno, quando estiver se aproximando da conclusão do curso.

 

  1. Escolha do orientador e da temática da Monografia ou do TCC

A escolha do orientador pelo aluno deve se pautar, em primeiro lugar, na habilitação cursada pelo estudante e, em segundo lugar, na afinidade de sua pesquisa com os temas de pesquisa dos professores orientadores da Faculdade de Letras. É aconselhável que se busque ou consulte um orientador com antecedência de cerca de um semestre antes da efetiva matrícula em TCC I ou TCC II, para que haja tempo seguro para avaliação e aceite da orientação.

 

  1. Matrícula de Monografia ou TCC

A escolha por monografia ou TCC será feita conforme a especificidade da habilitação e também segundo a avaliação do orientador, a quem caberá julgar a modalidade mais adequada e efetuar a matrícula do estudante sob sua orientação nas duas etapas de trabalho, cada uma em um semestre: TCC I e II.

 

  1. Atividades previstas para realização da Monografia ou TCC

TCC I e II estão incluídos no moodle e no diário de classe do professor orientador como "disciplinas", com local para frequência e nota, e deverão ser preenchidos como tal. Diversas posturas são adotadas pelos docentes da FALE, dependendo da área e do percurso escolhido pelos estudantes. No entanto, algumas atividades são previstas e sugeridas a seguir.

 

4.1. Monografias ou TCCs mais comuns e suas etapas

  1. Elaboração de um projeto de pesquisaou projeto de produto no semestre I (TCC I). Os projetos têm estrutura de 10 a 20 páginas, em média, e contam com os elementos obrigatórios de um projeto. Não há entrega de material no Colegiado de Graduação, apenas avaliação de cumprimento de plano de trabalho constatado pelo orientador.
  2. Elaboração da monografia ou desenvolvimento de produto no semestre II (TCC II). As monografias apresentam estrutura de 40 a 80 páginas, em média, e contam com os elementos obrigatórios de uma monografia acadêmica, seguindo as normas da ABNT. Os produtos são desenvolvidos segundo diretrizes específicas das áreas e percursos da Faculdade de Letras. Defesa pública da monografia ou produto, dentro do calendário letivo corrente, perante banca online ou presencial composta por três membros com título de doutorado. A versão final da monografia ou produto, após a defesa, tem prazo de 30 dias para alterações sugeridas pela banca e registro no Colegiado de Graduação.

 

4.2. Monografias ou TCCs da área de Tradução

No caso da área de Tradução, tanto estudos monográficos quanto trabalhos de conclusão de curso são aceitos. Se optar pela monografia, o estudante deve seguir as diretrizes acima. Por outro lado, se optar pelo TCC, o estudante poderá apresentar um trabalho de tradução literária comentada a partir de referências teóricas sobre Estudo de Tradução Literária.

 

4.3. Monografias ou TCCs da área de Edição

No caso da área de Edição, tanto estudos monográficos quanto trabalhos de conclusão de curso são aceitos. Se optar pela monografia, o estudante deve seguir as diretrizes acima. Por outro lado, se optar pela elaboração de um produto, deve editar qualquer tipo de material ligado aos gêneros de discurso presentes no campo editorial: romance, poesia, livro didático, literatura infantil e juvenil, ensaios, artigos científicos, dentre outros, podendo o original ser ou não de sua própria autoria. O que será avaliado pela banca é o trabalho de edição desenvolvido e não o conteúdo em si. Nesse caso, no TCC I, o bacharelando desenvolverá o projeto de edição de um produto e no TCC II, o original deverá ser editado e apresentado como se fosse o produto de uma editora.

 

  1. Defesa da Monografia ou do TCC

Quando de sua conclusão e para fins de integralização da atividade acadêmica relativa ao curso, a monografia ou o TCC deverão ser apresentados, em sessão pública, a uma banca composta de três membros (o professor orientador - presidente da banca -, e mais dois membros convidados com título de doutorado) que arguirão o candidato.

 

  1. Prazo para entrega da versão final e registro da Monografia ou TCC no Colegiado de Graduação

Após a defesa, uma versão digital (em PDF) do trabalho deverá ser enviada para o e-mail do Colegiado de Graduação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O prazo de entrega é de até 30 dias após a data da defesa. 

 

  1. Documentos de consulta (manuais e modelos)

Diretrizes para elaboração de monografia

Modelo de projeto de pesquisa - Semestre 1

Modelo de monografia - Semestre 2

Acesso aos  Trabalhos de Conclusão de Curso da Letras:

https://drive.google.com/drive/folders/1xwWjl9ZU7wVlZcLWrlcEvfUdbcI8wqhb?usp=sharing

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Normas Gerais

Normas Gerais da UFMG

Regimento Geral UFMG

Estatuto UFMG

Resoluções e Portarias UFMG

 

Normas Gerais da Faculdade de Letras

Regimento da Faculdade de Letras

 

Normas Gerais do Colegiado de Graduação em Letras

Regulamento do curso

 

Resoluções e normativas do Colegiado de Graduação e Seção de Ensino

Normativa de atividades acadêmico-científico-culturais (AACC)

CRITÉRIOS PARA DEFERIMENTO DE PEDIDOS DE CANCELAMENTO DE EXCLUSÃO | Resolução COLGRAD 001/2014

CRITÉRIOS PARA A CONTINUIDADE DE ESTUDOS |  Resolução COLGRAD 01/2021

CRITÉRIOS PARA A MUDANÇA DE TURNO | Resolução COLGRAD 002/2016

CRITÉRIOS PARA A FORMAÇÃO AVANÇADA | Resolução COLGRAD 003/2016

CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DA HABILITAÇÃO | Resolução COLGRAD 01/2017

CRITÉRIOS PARA O NÚMERO DE VAGAS DO CURSO DE LETRAS PARA MATRÍCULA ESPECIAL DE REFUGIADOS POLÍTICOS E OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO | Resolução COLGRAD 02/2017

PROVIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES PARA O CURSO DE LETRAS | Resolução COLGRAD 03/2017

 

Matrizes Curriculares

ATENÇÃO: Para acessar a Matriz Curricular ANTERIOR (Versão 2018), clique aqui

 

MATRIZ VIGENTE (a partir de 2022)

I - Quadro de Equivalências

 


II - Matrizes Curriculares - DIURNO (2022)

Licenciaturas Simples

Licenciaturas Duplas

Bacharelados

      Línguas Estrangeiras Modernas:

      Tradução:


III - Matrizes Curriculares - NOTURNO (2022)

Licenciaturas Simples

Licenciaturas Duplas

Bacharelados

      Línguas Estrangeiras Modernas:

      Tradução:

Composição

Coordenação 

Profa. Sueli Maria Coelho 

Coordenação Adjunta

Profa. Aléxia Teles Duchowny

Prof. Cristiano Silva de Barros

Secretaria 

Késia Oliveira

Seção de Ensino

Adalberto Neves Werneck

Membros do Colegiado de Graduação