ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA

Instruções importantes

1. Leia o Manual do Aluno (arquivo disponível no sítio da graduação).
2. Consulte a matriz curricular de sua habilitação disponível na página do Colegiado (Curso/Matriz Curricular) para evitar matrículas em disciplinas que não serão integralizadas em seu percurso acadêmico.
3. Verifique com cuidado a sobreposição de horários para evitar inconsistências no requerimento de matrícula.
4. Escolha conscientemente as disciplinas nas quais deseja se matricular, pois eventuais desistências estarão subordinadas às normas de trancamento parcial.
5. Indique mais de uma opção de turma para ampliar a possibilidade de conseguir a vaga na disciplina pretendida.

Atenção: É imprescindível que não se esqueça de, durante a 2ª fase, ao formular sua proposta, indicar, no final do requerimento, o número de disciplinas que pretende cursar efetivamente. Caso o aluno deixe zerado o número de disciplinas pretendidas, o sistema não efetivará nenhuma matrícula, ainda que haja vagas disponíveis nas atividades pleiteadas.

Observações importantes

1. O envio do requerimento de matrícula não configura sua efetivação.
2. Caso reabra o seu requerimento de matrícula, por qualquer motivo, você deverá reenviá-lo. Se não o fizer dentro do período previsto ficará sem matrícula, pois o sistema cancela automaticamente a proposta de matrícula em caso de reabertura.
3. Após o processo da matrícula, consulte o sistema acadêmico MINHA UFMG (minhas matrículas) para verificar em quais disciplinas está efetivamente matriculado. Caso sua matrícula tenha sido efetivada, as demais fases da matrícula são opcionais.
4. A inclusão de disciplinas fora de seu turno de origem somente é permitida na 2ª fase de matrícula (caso haja vagas disponíveis).
5. Os alunos interessados em cursar disciplinas da Pós-Graduação deverão pleitear a vaga durante a 4ª fase de matrícula.
6. Será facultado exclusivamente aos formandos do semestre um ajuste de matrícula para fins de colação de grau. Assim, apenas esses formandos, caso não tenham conseguido efetivar, via Sistema SIGA, matrícula em todas as disciplinas necessárias para a integralização, deverão se valer do formulário eletrônico de solicitação de ajuste, disponível em <https://grad.letras.ufmg.br/formularios>. As solicitações de tal formulário serão analisadas apenas em caso de formandos do semestre.

Atenção: Não será permitido o cancelamento de disciplinas, pois esse procedimento é danoso para os próprios discentes, já que o cancelamento gera vagas ociosas.

Possíveis inconsistências no processo de matrícula

1. Inconsistências do tipo AVISO (cor amarela): permitem o envio do requerimento de matrícula, desde que seja enviada uma justificativa para análise e aprovação da Coordenação do curso.

Atenção: a aprovação da Coordenação diz respeito apenas à justificativa referente às inconsistências apresentadas no requerimento de matrícula, permitindo, assim, que o requerimento de matrícula seja processado pelo SIGA. Ou seja: o deferimento da justificativa não configura, em nenhuma hipótese, a efetivação da vaga na disciplina pretendida.

2. Inconsistências do tipo ERRO (cor vermelha): não permitem o envio do requerimento de matrícula até que as inconsistências sejam removidas.

2.1 Atendimento ao pré-requisito: o sistema não permite o envio do requerimento de matrícula em disciplina caso os pré-requisitos constantes na matriz curricular não tenham sido atendidos. (Por exemplo: um aluno da habilitação de Espanhol que pretenda matricular-se em Língua Espanhola 2 (LET414) e não tenha o seu pré-requisito (Língua Espanhola 1 - LET413) não conseguirá enviar o requerimento na 1ª fase.

2.2 Regra dos dois períodos consecutivos: não podem existir atividades obrigatórias pertencentes a mais de dois períodos curriculares de referência consecutivos. (Por exemplo: um aluno que deve uma disciplina obrigatória do 3º período conseguirá inserir em seu requerimento, na 1ª fase, apenas disciplinas obrigatórias até o 5º período.)

2.3 Conflito de horários. o sistema não permite o envio do requerimento de matrícula com mais de uma disciplina no mesmo horário.

Parâmetros para o processamento das matrículas

Os parâmetros definidos pelo Colegiado de Graduação em Letras e configurados no sistema SIGA para o processamento das matrículas são os seguintes, por ordem de prioridade:

1) curso (o aluno terá prioridade sobre os demais no curso, no período, na habilitação e no turno em que se encontra oficialmente matriculado);
2) obrigatoriedade no percurso (o aluno para quem a disciplina pretendida é obrigatória terá prioridade sobre aqueles que a solicitam como optativa);
3) previsão em plano de estudos (o aluno terá prioridade em matérias previstas em seu plano de estudos sobre aqueles que não as previram);
4) maior carga horária integralizada (os alunos que estão mais próximos de integralizar o curso têm prioridade sobre os demais);
5) média de NSG (o aluno que tem maior média de NSG tem prioridade sobre os demais que solicitarem a mesma atividade);
6) último NSG;
7) menor número de reprovações; e
8) menor carga horária integralizada.