Contatos / área monitores

JÚLIA MARIA SANTOS

Segunda-feira - 17h às 19h

Sexta-feira - 11h30 à 13h30

+ horários sob demanda e atendimento online

ALEMÃO

ARIELE SOARES DOS SANTOS
MARCIA ELISIA MATOS AGUIAR

Contado da Monitoria:

Dias e horários: por agendamento.

SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA

LORENA ARCANJO GUIMARÃES SOARES -

DÉBORA FREIRE LIMA -

SINTAXE

MARIA EDUARDA MACHADO PARENTE -

TEORIA DA LITERATURA E LITERATURA COMPARADA

MAGNO FRANCISCO SÁTIRO CATÃO -

NAYARA ARIEL MENDES DE AGUIAR -

TRADUÇÃO

RENATA MORDENTE EDA -

Matrizes Curriculares - Versão Antiga (2018)

I - Quadro de Equivalências (Versão 2013-1 para 2018-1)

II - Matrizes Curriculares - DIURNO

Licenciaturas Simples

Licenciaturas Duplas

Bacharelados

Línguas Estrangeiras Modernas:

Tradução:

III - Matrizes Curriculares - NOTURNO

Licenciaturas Simples

Licenciaturas Duplas

Bacharelados

Línguas Estrangeiras Modernas:

Tradução:

SAEL

Se você deseja participar de um serviço de acolhimento por meio de uma rede de escutas, espaços de convivência, pesquisas e projetos relacionados com a saúde mental e com o bem-estar, acesse o Serviço de Atenção ao Estudante de Letras (SAEL):

Projeto ALCE

• SOBRE O PROJETO ALCE

Olá! Somos o Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante, mais conhecido como ALCE! Somos um projeto de estudantes para estudantes e estamos aqui para ajudá-lo a "se encontrar” no ambiente acadêmico.

O ALCE surgiu tanto para ajudar o aluno a compreender o funcionamento da Faculdade e do curso de Letras quanto para auxiliar o discente a se inserir na Faculdade de Letras, por meio de algumas atividades, como por exemplo, a oficina sobre a plataforma Moodle.

• ATIVIDADES PROPOSTAS PELO ALCE

O projeto ALCE desenvolve algumas atividades destinadas aos alunos da Faculdade de Letras, quais sejam:

1. Auxílio quanto à utilização da plataforma Moodle

Sempre que você tiver dúvida quanto à plataforma Moodle, entre em contato (ver aba “contato”) para que possamos lhe explicar como lidar com essa plataforma. Podemos responder às suas dúvidas por e-mail ou mesmo fazer uma vídeo-chamada, apresentando-lhe o ambiente, se você assim o preferir.

Já produzimos um vídeo formativo sobre o Moodle MinhaUFMG. O primeiro contato com o Moodle é sempre um momento de conflitos e incertezas e, em nosso vídeo, buscamos transmitir algumas respostas para as muitas questões levantadas pelos alunos.

O link para o vídeo é:

1. 5º dia útil

Todo quinto dia útil do mês exibimos um filme, um documentário ou uma série e discutimos a respeito. Durante a pandemia de Covid 19, a atividade tem sido realizada por meio de fóruns de discussão no Moodle, nos quais são disponibilizados os links de acesso aos filmes.

1. Minicurso “Normas da ABNT”

Na oficina de Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, buscamos esclarecer todas as dúvidas sobre as normas de formatação acadêmica que assustam muita gente. Você também tem dificuldade em aplicá-las? A equipe ALCE mostrará que não é tão difícil quanto parece!

Formulário de inscrição: https://forms.gle/WhH8J9LfstACpNMg6

1. Happy Hour do ALCE

Temos um momento de descontração e de relaxamento durante todas as últimas sextas-feiras de cada mês, por meio de encontros virtuais, nos quais jogamos partidas de Gartic Phone. Enviamos um e-mail com o formulário de inscrição para a atividade assim que ela se aproxima.

1. Mostra de Talentos

Chamada de MOTEL, a Mostra de Talentos dos Estudantes de Letras busca dar visibilidade à produção artística d@s alun@s, incentivando cada um a mostrar para toda comunidade acadêmica uma parcela do seu próprio talento artístico, a saber: declamação de poesias, canto, dança, produção de documentários, apresentação de um livro, etc.

*Durante a pandemia de Covid 19, a atividade está suspensa.

Atenção:  A atividade “5º Dia Útil” e o “”minicurso sobre Normas da ABNT geram certificados que podem ser integralizados no Grupo de atividades extracurriculares (G4).

• CONTATO

Em caso de dúvidas relacionadas ao funcionamento da Faculdade de Letras ou às nossas atividades, você pode entrar em contato com o ALCE de quatro maneiras:

Instagram: @alce_ufmg

Site: alce.letras.ufmg.br/site/

Plataforma Moodle: Portal Minhas Turmas > Colegiados/Turmas adicionais > ALCE - Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante - FALE