Aproveitamento de estudos do Núcleo Comum

Os formulários a seguir são destinados aos calouros do curso Letras para a solicitação de dispensa de atividades acadêmicas cursadas na UFMG ou em outra instituição de ensino superior do país ou do exterior. Neste requerimento, você deverá solicitar exclusivamente a dispensa de disciplinas pertencentes ao Núcleo Comum (NC) do curso.

Disciplinas cursadas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

a) Cópia de documento de identificação;

b) Número de matrícula anterior da UFMG.

Informações

-  O pedido será analisado pela Coordenação do curso de Letras e o resultado será divulgado conforme o Calendário de Registro e Matrícula da Universidade, disponível no site SISU-UFMG.

-  A solicitação será deferida se a disciplina tiver sido cursada com aprovação. Em caso de deferimento,você deverá procurar o Colegiado de Graduação para efetuar a reformulação da matrícula.

- Em caso de dúvidas sobre qual disciplina solicitar a dispensa, acesse o ementário presente no anexo do projeto pedagógico, disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/curso/projeto-pedagogico.

-  Após a escolha da habilitação, a ser realizada ao final do 2º período do curso, você poderá requerer a dispensa das demais disciplinas cursadas (não pertencentes ao Núcleo Comum) no período destinado ao aproveitamento de estudos dos veteranos conforme o Calendário Acadêmico da UFMG.

Observados os itens acima, acesse aqui o formulário eletrônico de solicitação.

Disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior do país ou do exterior

a) Cópia de documento de identificação;

b) Cópia do Histórico escolar autenticado;

c) Cópia das ementas das matérias cursadas (com o conteúdo programático completo e bibliografia) devidamente autenticadas pela instituição de origem.

Informações

- O pedido será analisado pela Coordenação do curso de Letras e o resultado será divulgado conforme o Calendário de Registro e Matrícula da Universidade, disponível no site SISU-UFMG.

-  A solicitação será deferida se a disciplina for considerada equivalente à ministrada pela UFMG levando-se em consideração o conteúdo e a carga horária. Um que vez que o pedido tenha sido deferido, você deverá procurar o Colegiado de Graduação para efetuar a reformulação da matrícula.

- Em caso de dúvidas sobre qual disciplina solicitar a dispensa, acesse o ementário presente no anexo do projeto pedagógico, disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/curso/projeto-pedagogico.

-  Após a escolha da habilitação, a ser realizada ao final do 2º período do curso, você poderá requerer a dispensa das demais disciplinas cursadas (não pertencentes ao Núcleo Comum) em outra instituição de ensino superior no período destinado ao aproveitamento de estudos dos veteranos conforme o Calendário Acadêmico da UFMG.

Observados os itens acima, acesse aqui o formulário eletrônico de solicitação.