PIBID | Bolsa de Iniciação à Docência

PIBID

Implementado em novembro de 2007, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), é uma ação que possibilita aos discentes dos cursos de licenciaturas das instituições federais de ensino, logo na primeira metade da graduação, uma aproximação mais direta com a educação básica pública.

Por meio do programa, estudantes participantes de projetos de iniciação à docência recebem bolsas para atuar em escolas públicas das redes estadual, municipal e federal de ensino. É uma forma de imersão nas situações, reflexões e práticas profissionais do cotidiano das escolas brasileiras durante o andamento do curso.

Esse processo tanto promove a formação profissional do estudante de licenciatura quanto aproxima as instituições de ensino federal às escolas de educação básica, por meio do compartilhamento de saberes e conhecimentos.

Na Faculdade de Letras da UFMG, atualmente o Subprojeto Letras/Português do PIBID/UFMG tem vigência de 2022 a 2024 e envolve oito licenciandos(as) de Língua Portuguesa, uma professora da educação básica e uma coordenadora de área. A atuação ocorre na  Escola Estadual Adalberto Ferraz, em Belo Horizonte-MG.

Coordenadora:

Mayara de Paula Nicolau (substituída por Daniervelin Pereira de maio a outubro de 2023)

Supervisora:

Paloma Sabino Gomes (professora da Escola Estadual Adalberto Ferraz)

Licenciandos(as):

Camila Fernandes Silva

Isa Cabral Valadão

Júlia Alves de Amorim Soares

Marcia Elisia Matos Aguiar (até setembro/2023)

Marina Viana Guerra (a partir de setembro/2023)

Michelle Cristina Santos

Samuel Lucas de Jesus Silva