ENADE 2021 - Informações

Prezado(a)s aluno(a)s,

Estamos procedendo à divulgação do ENADE 2021, conforme edital nº 36, lançado pelo INEP em 12/07/2021 e após reunião deste Colegiado, em 20/07/2021, com a Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG (DAI), responsável pela coordenação do referido exame na Universidade.

Neste ano, o curso de Letras será avaliado e todos os concluintes de 2021/1, 2021/2 e de 2022/1, vinculados à habilitação de Licenciatura simples em Português devem se submeter ao exame, já que ele é um componente curricular obrigatório.

De antemão, ressaltamos que serão inscritos no ENADE os alunos do Português Licenciatura (Simples) nas seguintes situações:

a) alunos com carga horária integralizada (incluindo disciplinas em curso) igual ou superior a 80% (oitenta por cento) > participação obrigatória / inscrição automática;

b) alunos com carga horária entre 66 e 79% (sessenta e seis e setenta e nove por cento) > inscrição será realizada pelo Colegiado de Letras. Para esta faixa (66 a 79%):

b.1) alunos que tenham expectativa de conclusão do curso até 2022/1, devem aguardar novos comunicados do Colegiado e não precisam se manifestar por email;

b.2) alunos que NÃO tenham expectativa de conclusão do curso até 2022/1, deverão enviar mensagem, solicitando exclusão de seu nome da lista dos inscritos,
           Ressaltamos que, caso o(a) aluno(a) tenha dúvida sobre essa expectativa, é aconselhável que ele(a) mantenha sua inscrição e faça o exame.
           Caso não conclua o curso até 2022/1, não haverá problema por ter participado do ENADE.

Enviaremos nova mensagem com a lista dos inscritos e as instruções para o envio do email solicitando exclusão do nome.

Alunos que porventura estejam abaixo de 66% e que possam ter alguma expectativa de conclusão do curso até 2022/1, devem se manifestar assim que enviarmos a lista com os inscritos. Na mensagem com a lista enviaremos novamente todas as instruções para aqueles que estarão envolvidos no processo.

O ENADE, além de ser uma avaliação da Instituição, é uma avaliação do futuro profissional de Letras, ligado a essa Instituição. As últimas participações dos nossos alunos ajudaram a manter o Curso de Letras nos patamares mais altos do ENADE, reflexo do contínuo comprometimento do corpo discente da FALE, motivo de orgulho para todos nós.

Solicitamos, portanto, aos alunos da habilitação de Licenciatura simples em Português que fiquem atentos às próximas mensagens do Colegiado.

Muito obrigado.

Cordialmente,