Materiais

Introdução aos Estudos Linguísticos I- Fundamentos de Linguística

Introdução aos Estudos Linguísticos I- AULA 1- FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM

Introdução aos Estudos Linguísticos I- AULA 2- A LINGUAGEM NA SOCIEDADE

Introdução aos Estudos Linguísticos I- AULA 3- INTRODUÇÃO À FONÉTICA ARTICULATÓRIA

Introdução aos Estudos Linguísticos I- AULA 4- SISTEMA CONSONANTAL

Introdução aos Estudos Linguísticos I- Aula 5- Estruturalismo

Introdução aos Estudos Linguísticos I- AULA 6 - GERATIVISMO

Introdução aos estudos Linguísticos I- AULA 7- FONÊMICA

Introdução aos Estudos Linguísticos I- AULA 8- FONÊMICA do PB

Teoria da Literatura I- O que é literatura?

Teoria da Literatura I- A Crônica- Jorge de Sá

Gramática Tradicional- PONTUAÇÃO- AULA 8

Materiais do 2º período

Introdução aos estudos linguísticos II- Aula 1

Introdução aos Estudos Linguísticos II- Aula 2- Explorando a estrutura da sentença

Introdução aos Estudos Linguísticos II- Aula 3- Explorando a estrutura da sentença - 2

Linguística Comparada- Apostila 1 - Fundamentos de Linguística Comparada

Teoria da Literatura II- O escritor e seu ofício

Teoria da Literatura II- ESTUDO ANALÍTICO DO POEMA

Teoria da Literatura II- Trilha estreita ao confim- Matsuo Bashô

Teoria da Literatura II- A poesia de Bashô- de Octavio Paz

Literatura Comparada- Baldensperger- A palavra e a coisa

Literatura Comparada- Van Tieghem- Crítica literária, história literária e literatura comparada

Literatura Comparada- Guyard- Objeto e método da literatura comparada

Literatura Comparada- http://www.usp.br/cje/depaula/wp-content/uploads/2016/02/Teoria-da-literatura_Formalistas-Russos.pdf

Literatura Comparada- Da razão antropofágica- Haroldo de Campos

Literatura Comparada- Instinto de nacionalidade- Machado de Assis

Literatura Comparada- Oswald de Andrade- Manifestos (Poesia Pau Brasil e Antropófago)

Literatura Comparada- Que fim levou a crítica literária- Leyla Perrone

Literatura Comparada- Projeções de um debate- Wander Melo

Literatura Comparada- Teoria em crise- Eneida Maria de Souza

Materiais

Alemão

Habilidades Integradas I
Habilidades Integradas II
Habilidades Integradas III

Teoria da Literatura

Gramática Tradicional

Equipe - Apoio Pedagógico

Professores

Cecília Toledo | Introdução aos Estudos Linguísticos  I | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação | Heloísa Maria Moraes Moreira Penna

Monitora de apoio | Tatiana Bernardes

Projeto

O Projeto de Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais constitui um suporte pedagógico extracurricular que visa a auxiliar os alunos ingressantes no curso de Letras, para que alcancem um melhor aproveitamento nas disciplinas iniciais oferecidas no curso. Dados têm nos mostrado que os primeiros semestres do curso são mais susceptíveis às dificuldades, pois os alunos são introduzidos em conteúdos teóricos que irão subsidiar suas futuras leituras no curso e com os quais não tiveram contato algum no ensino médio. Assim, criou-se uma equipe de tutores que se dedicam integralmente às disciplinas que compõem o núcleo comum.

As aulas temáticas oferecidas em cada disciplina/área são organizadas de forma a contemplar a ementa e o programa básico das disciplinas do Núcleo Comum que, na sua maioria, constituem pré-requisitos para outras disciplinas do curso, a partir do terceiro período. As aulas serão ministradas pelo tutor responsável pela disciplina, o qual disponibilizará também textos e atividades de fixação referentes ao conteúdo a ser trabalhado em cada encontro. Esses textos e atividades serão disponibilizados nesta página antes da data programada para as aulas. Assim, você terá a oportunidade de ler previamente o texto, o que lhe permitirá acompanhar melhor as discussões propostas. Ao frequentar essas aulas, além de aprofundar o conteúdo das disciplinas do núcleo comum apoiado por um tutor, que poderá esclarecer suas dúvidas, facilitando a assimilação dos conteúdos, você poderá obter créditos para o G4.

Estão planejados 8 (oito) encontros para cada disciplina. Em todos eles o tutor irá passar a lista de presença. Ao final do semestre, será expedido certificado de participação, conferindo 2 (dois) créditos ao aluno que tiver participado de, pelo menos, 6 (seis) encontros de uma mesma disciplina. Caso o aluno tenha frequência suficiente para obter créditos em mais de uma disciplina, ele poderá obter créditos proporcionais ao número de disciplinas que frequentar.  Assim, fica nosso convite para que você participe dessas atividades que foram cuidadosamente preparadas para atender as especificidades do aluno ingressante no curso.