Materiais

Conteúdos programáticos

Conteúdo programático de Fundamentos de fonética

Conteúdo Programático - Sintaxe, Semântica e Pragmática

Conteúdo Programático de Linguística Comparada- Manhã

Conteúdo Programático de Linguística Comparada- tarde

Conteúdo programático de Estudos literários e teorias da narrativa

Conteúdo programático de Teorias da poesia e Questões de literatura

Materiais para download

AULA 1- fundamentos de fonética (CONSOANTES E VOGAIS)

Fundamentos de fonética- Propriedades suprassegmentais

Fundamentos de fonética- Treinando a descrição dos sons e transcrição fonética

Fundamentos de Fonêmica- AULA 5- Introdução à fonêmica

Gramática Tradicional

Equipe - Apoio Pedagógico

Professores

Rafael Belúzio | Teorias da poesia e questões de literatura | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rafael Silva | Estudos literários e teorias da narrativa | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Saulo Mendes | Introdução à Linguística Comparada e Sintaxe, semântica e pragmática | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação | Heloísa Maria Moraes Moreira Penna

Monitora de apoio | Tatiana Bernardes

Projeto

O Projeto de Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais constitui um suporte pedagógico extracurricular que visa a auxiliar os alunos ingressantes no curso de Letras, para que alcancem um melhor aproveitamento nas disciplinas iniciais oferecidas no curso. Dados têm nos mostrado que os primeiros semestres do curso são mais susceptíveis às dificuldades, pois os alunos são introduzidos em conteúdos teóricos que irão subsidiar suas futuras leituras no curso e com os quais não tiveram contato algum no ensino médio. Assim, criou-se uma equipe de tutores que se dedicam integralmente às disciplinas que compõem o núcleo comum.

As aulas temáticas oferecidas em cada disciplina/área são organizadas de forma a contemplar a ementa e o programa básico das disciplinas do Núcleo Comum que, na sua maioria, constituem pré-requisitos para outras disciplinas do curso, a partir do terceiro período. As aulas serão ministradas pelo tutor responsável pela disciplina, o qual disponibilizará também textos e atividades de fixação referentes ao conteúdo a ser trabalhado em cada encontro. Esses textos e atividades serão disponibilizados nesta página antes da data programada para as aulas. Assim, você terá a oportunidade de ler previamente o texto, o que lhe permitirá acompanhar melhor as discussões propostas. Ao frequentar essas aulas, além de aprofundar o conteúdo das disciplinas do núcleo comum apoiado por um tutor, que poderá esclarecer suas dúvidas, facilitando a assimilação dos conteúdos, você poderá obter créditos para o G4.

Estão planejados 8 (oito) encontros para cada disciplina. Em todos eles o tutor irá passar a lista de presença. Ao final do semestre, será expedido certificado de participação, conferindo 2 (dois) créditos ao aluno que tiver participado de, pelo menos, 6 (seis) encontros de uma mesma disciplina. Caso o aluno tenha frequência suficiente para obter créditos em mais de uma disciplina, ele poderá obter créditos proporcionais ao número de disciplinas que frequentar.  Assim, fica nosso convite para que você participe dessas atividades que foram cuidadosamente preparadas para atender as especificidades do aluno ingressante no curso.