Comprovante de matrícula

Prezado(a) aluno(a):

A partir de agora, você poderá emitir seu COMPROVANTE DE MATRÍCULA do semestre letivo diretamente no SIGA (Área do Aluno), utilizando o acesso do MinhaUfmg.

O comprovante disponível para emissão será sempre aquele da última matrícula efetivada pelo SIGA e será válido para autenticação por até seis meses ou até que seja realizada a matrícula do semestre seguinte.

O comprovante de matrícula poderá ser emitido, pelo aluno, até a data que corresponde a 1/3 do período letivo. Exemplo: o período letivo de 2018/1 inicia-se em 1º/03/2018 e termina em 10/07/2018 e possui 132 dias corridos. Assim, 1/3 do período letivo será do 1º ao 44º dia, ou seja, o aluno poderá gerar seu comprovante de matrícula no período de 01/03/2018 a 13/04/2018. Caso seja necessário, o comprovante de matrícula do semestre poderá ser reemitido, dentro deste prazo estipulado e após 12 horas da última emissão.

Portanto, NÃO deixe de acessar o sistema no período acima. Após essa data NÃO será possível gerar o COMPROVANTE no SIGA.

PASSO A PASSO (EMISSÃO)

1) Na área do aluno acessar o novo ícone “Meus Documentos Autenticáveis”;
2) Acionar o comando “Criar novo documento autenticável...”;
3) Selecionar o tipo de documento “Comprovante de matrícula”;
4) Clicar no comando “Continuar”. Ao confirmar a mensagem de criação do documento, o comprovante de matrícula é gerado;
5) Para visualizar o documento (em PDF), basta clicar no ícone com uma seta para baixo “Baixar documento anexado”;

AUTENTICAÇÃO DO COMPROVANTE DE MATRÍCULA

O comprovante de matrícula pode ser autenticado pela leitura do Qr Code (Smartphones) ou manualmente, inserindo o código (link) de autenticação gerado no comprovante de matrícula em um navegador Web.

O aluno poderá gerar um novo comprovante de matrícula para o semestre letivo corrente, a fim de atualizar alguma informação relativa às suas matrículas ou para alterar a data de emissão do comprovante gerado. Porém, será mantido na base de dados somente um comprovante por semestre. Desta forma, qualquer outro comprovante emitido anteriormente não será mais válido e seu código de autenticação não poderá ser validado no sistema de autenticação da UFMG.