Orientações | SEGUNDA ETAPA DA MATRÍCULA| FORMULÁRIO ELETRÔNICO| 14 A 17 DE FEVEREIRO

Prezado(a)s aluno(a)s, conforme informamos durante a primeira fase do processo de matrícula, excepcionalmente neste semestre, a segunda etapa do processo não será feita via sistema SIGA, mas por meio de formulário eletrônico, disponível na página do colegiado, no período de 14 a 17/02/2018 (quarta a sábado). O resultado das disciplinas aceitas na primeira fase da matrícula será divulgado, no sistema SIGA, no dia 12/02/2018 (segunda-feira). Assim, você deverá acessar o sistema nesta data, para verificar em quais disciplinas se encontra matriculado e, se necessário, solicitar a inclusão de novas atividades na segunda etapa, exclusivamente no período indicado.

Como havia inconsistências que inviabilizavam a formulação de algumas propostas, o que levou alguns alunos a incluírem disciplinas que não pretendem cursar apenas como um recurso de envio de requerimento, estamos disponibilizando, nesta segunda etapa, duas funcionalidades: (i) exclusão de disciplinas que não pretende cursar e (ii) inclusão de disciplinas que necessita e/ou pretende cursar. Desse modo, caso você deseje excluir alguma disciplina na qual já se encontra matriculado, deverá preencher o formulário de exclusão; caso deseje apenas incluir alguma outra atividade, deverá preencher apenas o formulário de inclusão.

Alertamos, contudo, para as seguintes questões:

(i) Caso o aluno opte por solicitar a exclusão de uma disciplina na qual já se encontra matriculado para incluir outra disciplina no horário, não há qualquer garantia de que conseguirá a vaga na disciplina pleiteada, pois, em todo o processo, a inclusão do aluno na disciplina está condicionada à existência de vagas, as quais terão como prioridade, nesta fase, maior carga horária integralizada. Assim, pode ocorrer de o aluno solicitar a exclusão e não conseguir incluir a disciplina pleiteada no horário, o que acaba por gerar horários ociosos.

(ii) Dada a limitação de vagas por disciplinas, ao formular sua proposta de ajuste de matrícula, você deverá indicar até sete (07) disciplinas por ordem de prioridade, mas o número máximo de disciplinas a ser incluído nesta etapa está limitado a cinco (05) disciplinas, respeitando-se o limite máximo de 390 horas por semestre.

(iii) Cabe ao aluno, ao formular seu requerimento de ajuste de matrícula, organizar o horário de modo a evitar sobreposição de disciplinas no mesmo horário, pois, nesse caso, ainda que haja vaga na disciplina pleiteada, o aluno não poderá ser nela incluído, considerando-se que não solicitou a exclusão da disciplina cuja matrícula foi anteriormente efetivada. Além da sobreposição de horários, cabe ao aluno verificar também o cumprimento de pré-requisitos necessários para a matrícula na disciplina pleiteada.

Por fim, informamos que conseguimos que a Faculdade de Educação alterasse o horário de oferta da disciplina de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Português (noturno), que estava sendo ofertada no mesmo horário de Análise da Prática e Estágio I. Nesta segunda etapa, o aluno poderá solicitar a alteração dessas disciplinas, já que a disciplina de Fundamentos será ofertada às sextas-feiras (19h às 22h30min) e a disciplina de Estágio continuará sendo ofertada às terças e quintas. No turno diurno, infelizmente, eles não puderam nos atender. Assim, recomendamos que aqueles alunos do diurno que têm condições de cursar disciplina no noturno façam o requerimento neste turno.

Coordenadoria de Graduação

08/02/2018